Papelão Ondulado

Características e Estrutura

O papelão ondulado é uma estrutura formada por um ou mais elementos ondulados, chamados de “miolo”, fixados a um ou mais elementos planos, chamados de “capa”, por meio de adesivo aplicado no topo das ondas.

 

Tanto o “miolo” quanto a “capa” são obtidos a partir de fibras virgens de celulose, matéria-prima renovável ou de papel reciclado. No Brasil, o uso de papel reciclado na produção do papelão ondulado chega a mais de 86% do total produzido.

 

O número de capas e miolos utilizados na estrutura do papelão ondulado define a sua classificação*:

FACE SIMPLES

Estrutura formada por um elemento ondulado (miolo) colado a um elemento plano (capa).

PAREDE SIMPLES

Estrutura formada por um elemento ondulado (miolo) colado, em ambos os lados, a elementos planos (capas).

PAREDE DUPLA

Estrutura formada por três elementos planos (capas) coladas a dois elementos ondulados (miolos), intercalados.

PAREDE TRIPLA

Estrutura formada por quatro elementos planos (capas) colados em três elementos ondulados (miolos), intercalados.

PAREDE MÚLTIPLA

Estrutura formada por cinco ou mais elementos planos (capas) colados a quatro ou mais elementos ondulados (miolos), intercalados.

*As terminologias acima adotadas para a classificação das diferentes estruturas do papelão ondulado estão de acordo com a norma NBR 5985.

Propriedades

Devido às suas propriedades intrínsecas, o papelão ondulado é parte integrante da moderna sociedade de consumo e está presente no cotidiano de todos os consumidores do mundo. 

 

Sua engenhosa combinação de “capa” e “miolo” proporciona um material leve, resistente e versátil, com ampla utilização na produção de embalagens para os mais variados tipos de produtos, facilitando o transporte, a armazenagem e a exposição no ponto de venda.

O papelão ondulado é um material 100% reciclável e 100% produzido a partir de fontes de matérias-primas renováveis. É amigo da natureza e sustentável de ponta a ponta.

 

A competitividade e a excelente relação custo x benefício tornam o papelão ondulado o material mais utilizado para a fabricação de embalagens, sendo responsável pelo transporte e proteção de aproximadamente 75% dos produtos embalados no mundo todo.

Características e Fabricação

O papelão ondulado é fabricado em uma máquina denominada onduladeira, onde as ondas são fabricadas de acordo com o perfil do cilindro ondulador. 

 

Para que as chapas sejam transformadas em caixas e/ou acessórios de papelão ondulado, são processadas em diversos equipamentos-impressoras, máquinas de corte vinco planas e rotativas, coladeira e grampeadeiras, vincadeiras e divisórias.   

Os principais tipos de ondulação interna das chapas são classificados pelas letras “A”, ”C”, ”B” e “E”. A opção por um tipo ou outro de ondulação depende dos requisitos técnicos especificados, conforme a aplicação e uso do papelão ondulado.

 

O uso mais frequente do papelão ondulado é na fabricação de embalagens para transporte garantindo a proteção dos mais variados produtos. 

 

Para conhecer mais sobre a fabricação, especificação e aplicação do papelão ondulado, recomendamos sua participação em um dos cursos técnicos regularmente oferecidos pela ABPO.

ABPO - Associação Brasileira do Papelão Ondulado

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 646 - Alto da Lapa

CEP 05078-000, São Paulo, SP - Brasil

Tel: 11 3538-2276