55 (11) 3538-ABPO

 

Revista O PAPEL

ARTIGO TÉCNICO
Setembro 2007

O perímetro é o fator dimensio­nal que aparece na fórmula de McKee, ou seja, que correspon­de a duas vezes o comprimento mais duas vezes a largura em uma caixa retangular. Quando se calcula a resistência à compressão pela fórmula de McKee, normalmente não se leva em considera­ção a relação que o perímetro deve ter com a altura da caixa. Entretanto, nos estudos de McKee, há uma condição: a fórmula pode ser aplicada desde que a razão entre a altura e o perímetro seja a seguinte:

A:P = ou> 1:7

Outro ponto a ser observado se refere ao perímetro propriamente dito. Devemos considerar as medidas externas ou internas da caixa? A diferença aqui é realmente insignificante. Então, não há razão para não se adotarem as dimensões internas, já que aparecem sempre como a especificação dimensional da caixa. No caso de alguns acessórios, como uma cinta de reforço com orelha colada, por exemplo, para a qual a fórmula de McKee pode ser aplicada, pela mesma razão acima podemos tomar o comprimento total da cinta, desconsiderando a orelha quando os extremos são chanfrados. Caixas com mais de quadro arestas verticais — as hexagonais, por exemplo — também podem ser calculadas com a fórmula de McKee. O perímetro será a soma das medidas dos lados. Há somente uma observação a ser feita no resultado da aplicação da fórmula: o valor encon­trado deve ser multiplicado por um fator de correção. Devemos levar em conta que, numa caixa retangular, os lados for­mam um ângulo de 90°, o que não acon­tece numa caixa hexagonal ou octogonal. Se a caixa apresenta furos nos painéis (para ventilação, por exemplo), haverá perdas na resistência à compressão. A posição desses furos mostra-se mais crítica se estiver próxima aos vincos verticais (diminuindo-se o perímetro), o que é, portanto, desaconselhável. As caixas para produtos hortifrutícolas, especialmente, costumam ter esses furos ao longo dos vincos horizontais. Mesmo quando não estão nessa posi­ção, porém, podemos considerar que os furos mantêm uma relação com o perímetro e, portanto, temos neste caso
uma possibilidade de pesquisa, visando aprimorar conhecimentos para propor­cionar a resistência à compressão mais próxima da compressão real da caixa.
"Mecanismos" que possam ajudar no estudo teórico da embalagem são sem­ pre importantes, especialmente na fase do estudo, do projeto, embora sempre exista a possibilidade de um teste prático através de um protótipo.

Referências: G.G. Maltenfort, Corrugated Shipping Containers - An Engineering Approach

Por Juarez Pereira
Assessor técnico da Associação Brasileira do Papelão Ondulado.
abpo@abpo.org.br

 

< Nova pagina 1

 

Fev/09
O papelão ondulado em 2008

Dez/08
Taxa de reciclagem de papelão ondulado atinge o pico no Brasil

Nov/08
As embalagens e o controle das perdas de produtos

Out/08
Legislação para embalagens de produtos hortícolas

Set/08
Embalagens de papelão ondulado para produtos hortícolas

Ago/08
A experiência francesa com embalagens hortícolas

Jul/08
Papelão ondulado para produtos hortifrutícolas

Jun/08
As ondas do papelão ondulado

Mai/08
Frutas, legumes e verduras: o varejo vai escolher a melhor embalagem

Abr/08
Embalagens de papelão ondulado para maçãs

Mar/08
Papelão ondulado em história

Fev/08
Pela valorização dos atributos das embalagens

Nov/07
O papelão ondulado e a segurança alimentar

Out/07
O mercado de embalagem de transporte na Europa

Set/07
Uso de papelão ondulado cresce na Espanha

Ago/07
A experiência francesa com embalagens hortícolas

Jul/07
Papelão ondulado para produtos hortifrutícolas

Jun/07
Embalagens brasileiras: falta de isonomia fiscal e tributária

Mai/07
O mercado mundial de papelão ondulado em 2006

Abr/07
O papelão ondulado e o velho rádio

Mar/07
O papelão ondulado em contato direto com os alimentos

Fev/07
Taxas de Reciclagem no Brasil e nos Estados Unidos

Jan/07
Setor fecha o ano com otimismo

 

Fev/09
Manual de Notas Técnicas

Dez/08
Embalagem hortifrutícola one way

Nov/08
A embalagem hortifrutícola -sistema modular

Out/08
Acessórios - resistência à compressão

Set/08
Acessórios em caixas de papelão ondulado

Ago/08
Fatores usados na fórmula de McKEE: a espessura (2)

Jul/08
Fatores usados na fórmula de McKEE: a espessura (1)

Jun/08
O esmagamento do papelão ondulado

Mai/08
Tipos de ondas para as estruturas do papelão ondulado

Abr/08
Amostras para testes de campo

Mar/08
Comentários sobre o Ensaio de Resistência de Coluna

Fev/08
Manual hortifrutícola: conceitos ampliados

Out/07
Fatores usados na fórmula de McKee: a constante k (4)

Set/07
Fatores usados na fórmula de McKee: o perímetro (3)

Ago/07
Fatores usados na fórmula de McKEE: a espessura (2)

Jul/07
Fatores usados na fórmula de McKEE: a espessura (1)

Jun/07
Condicionamento de produtos de papelão ondulado

Abr/07
Paletização

Mar/07
O uso dos códigos Fefco

Fev/07
Resistência à compressão x resistência ao empilhamento