|
A ABPO, em consonância com a associação brasileira de embalagem (Abre), está orientando a indústria brasileira de papelão ondulado a atender a todos os quesitos de proteção e higiene impostos, principalmente os referentes aos setores de alimentos e medicamentos.
A segurança necessária na embalagem é consenso entre todos os materiais e tecnologias de envase. Contudo, uma atualização permanente sobre as legislações e exigências nacionais e internacionais é uma necessidade continua.
Nossa entidade vem atualizando seus associados sobre as diretrizes e demandas internacionais e preparando-os para as realidades que, cedo ou tarde, atingirão mais fortemente a nossa indústria.
De fato, o movimento das empresas de alimentos já começou. Algumas delas, inclusive, já estão pedindo garantias formais relativas à fabricação das embalagens em feral e, em particular. De papelão ondulado.
Alia-se a isso o fato de que as análises evoluíram muito e, hoje, os limites de detecção de problemas estão muito mais estreitos em relação aos que estávamos acostumados. Em alguns casos, este novo posicionamento pode até colocar em xeque alguns materiais consagrados de embalagem.
Esta é uma oportunidade para aprendermos com a experiência internacional. Em 2005 e 2006, houve diversos casos de migração de componentes da embalagem para os alimentos – todos fora do Brasil. Ocorrências como essas geram um enorme prejuízo para a imagem de marcas, empresas e produtos, especialmente quando veiculadas com pouco embasamento técnico.
Assim, a ABPO está focada na legislação brasileira sobre contato de alimentos e embalagens- inspirada em grande parte pela experiência européia- e desenvolve um trabalho de orientação, detectando o que é importante, onde se encontram as informações pertinentes e como usá-las de forma consistente.
Sabemos que a relevância do tema, por si só, acabará criando um movimento positivo em nossa indústria e, uma vez mais, caminharemos para colocar o setor de papelão ondulado alinhado ao padrão internacional.
Por Paulo Sérgio Peres
Presidente da Associação Brasileira do
Papelão Ondulado.
abpo@abpo.org.br
|