55 (11) 3538-ABPO

 

Revista O PAPEL

PALAVRA DO PRESIDENTE
Fevereiro 2007

O Conselho de Associações da Indústria de Papel (Piac, na sigla em inglês) emite informações detalhadas sobre, entre outros assuntos, reciclagem de papéis e de embalagens de papelão ondulado nos Estados Unidos. De acordo com a entidade, em 2005 o país atingiu o pico da reciclagem de papéis, com taxa geral de 51,5%, o que representa coleta de 51,3 milhões de toneladas de papel contra consumo aparente de 99,5 milhões de toneladas.

Especificamente para as embalagens de papelão ondulado, a taxa de reciclagem norte-americana chegou a 76,6%. Houve a recuperação de 24,7 milhões de toneladas de aparas de papelão ondulado para consumo aparente de 32,3 milhões de toneladas

O Brasil, em 2005, recuperou 3,4 milhões de toneladas de papéis recicláveis, volume que representa 46,9% de taxa de reciclagem. Desse total, recuperaram-se 2,24 milhões de toneladas de aparas de papelão ondulado para consumo aparente de 2,89 milhões de toneladas, resultando, portanto, na taxa de reciclagem de 77,4%. Tais dados provêm do trabalho A Atividade de Reciclagem de Papel no Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), como o mais completo e detalhado documento sobre o tema no País.

Esse ciclo virtuoso — que recupera 77,4% das embalagens de papelão ondulado produzidas, que alivia os aterros ao evitar cada vez mais a geração de resíduos sólidos e ocasiona milhares e milhares de empregos diretos e indiretos em todas as fases da produção - é, sem dúvida alguma, uma das maiores vantagens comparativas das embalagens de papelão ondulado no Brasil.

Historicamente, o setor de papelão ondulado no Brasil e nos Estados Unidos tem apresentado altas taxas de reciclagem, sendo que os índices brasileiros vêm superando sistematicamente os americanos, como se pode comprovar no quadro abaixo.

Essas altas taxas de reciclagem representam forte contribuição da indústria do papelão ondulado ao meio ambiente. Nossas embalagens, 100% recicláveis e biodegradáveis, causam baixo impacto ambiental em todos os estágios de seu ciclo de vida. Trata-se de uma cadeia praticamente fechada, na qual a embalagem usada passa por reciclagem e se destina novamente ao uso na fabricação de embalagens.

Por Paulo Sérgio Peres
Presidente da Associação Brasileira do Papelão Ondulado. 
abpo@abpo.org.br

< Nova pagina 1

 

Fev/09
O papelão ondulado em 2008

Dez/08
Taxa de reciclagem de papelão ondulado atinge o pico no Brasil

Nov/08
As embalagens e o controle das perdas de produtos

Out/08
Legislação para embalagens de produtos hortícolas

Set/08
Embalagens de papelão ondulado para produtos hortícolas

Ago/08
A experiência francesa com embalagens hortícolas

Jul/08
Papelão ondulado para produtos hortifrutícolas

Jun/08
As ondas do papelão ondulado

Mai/08
Frutas, legumes e verduras: o varejo vai escolher a melhor embalagem

Abr/08
Embalagens de papelão ondulado para maçãs

Mar/08
Papelão ondulado em história

Fev/08
Pela valorização dos atributos das embalagens

Nov/07
O papelão ondulado e a segurança alimentar

Out/07
O mercado de embalagem de transporte na Europa

Set/07
Uso de papelão ondulado cresce na Espanha

Ago/07
A experiência francesa com embalagens hortícolas

Jul/07
Papelão ondulado para produtos hortifrutícolas

Jun/07
Embalagens brasileiras: falta de isonomia fiscal e tributária

Mai/07
O mercado mundial de papelão ondulado em 2006

Abr/07
O papelão ondulado e o velho rádio

Mar/07
O papelão ondulado em contato direto com os alimentos

Fev/07
Taxas de Reciclagem no Brasil e nos Estados Unidos

Jan/07
Setor fecha o ano com otimismo

 

Fev/09
Manual de Notas Técnicas

Dez/08
Embalagem hortifrutícola one way

Nov/08
A embalagem hortifrutícola -sistema modular

Out/08
Acessórios - resistência à compressão

Set/08
Acessórios em caixas de papelão ondulado

Ago/08
Fatores usados na fórmula de McKEE: a espessura (2)

Jul/08
Fatores usados na fórmula de McKEE: a espessura (1)

Jun/08
O esmagamento do papelão ondulado

Mai/08
Tipos de ondas para as estruturas do papelão ondulado

Abr/08
Amostras para testes de campo

Mar/08
Comentários sobre o Ensaio de Resistência de Coluna

Fev/08
Manual hortifrutícola: conceitos ampliados

Out/07
Fatores usados na fórmula de McKee: a constante k (4)

Set/07
Fatores usados na fórmula de McKee: o perímetro (3)

Ago/07
Fatores usados na fórmula de McKEE: a espessura (2)

Jul/07
Fatores usados na fórmula de McKEE: a espessura (1)

Jun/07
Condicionamento de produtos de papelão ondulado

Abr/07
Paletização

Mar/07
O uso dos códigos Fefco

Fev/07
Resistência à compressão x resistência ao empilhamento